segunda-feira, 22 de junho de 2009

MINIMALISMO

O minimalismo foi um movimento artístico que surgiu na década de 60 nos EUA. Foi um movimento de curta duração, porém de grande repercussão no mercado. É caracterizado por sua sofisticação e simplicidade, nas formas e cores. Ao contrário de outros movimentos artísticos, o minimalismo não trabalha com a emoção do espectador e sim com a realidade. As obras minimalistas são frias, contudo interagem com o público. Frank Stella, Dan Flavin, Robert Morris, Sol Lewitt, Carl Andre, Donald Judd, Adolf Loss, Jasper Jonhs, entre outros são importantes artistas minimalistas.

Frank Stella

Se Ronaldo Fraga mostrou na segunda-feira (04) o seu apego pelo enredo e a busca por uma identidade brasileira para a moda, a estilista Clô Orozco trafega por um caminho oposto. Não quer passar mensagens a partir da sua criação – “seria muita pretensão minha” – e busca inspiração no estilo clássico de referência francesa - admira a filosofia existencialista e seus ícones Sartre e Simone de Beauvoir. O estilo da moda é minimalista, discreto, e tem a premissa da elegância. Seu diferencial criativo está em inovar justamente em cima desse clássico, sem nem mesmo fugir de tendências. Exemplo: usa o estilo “navy” em algumas peças, traz tecidos masculinos (como a lã tropical comum para ternos) em vestidos femininos de festa, e utiliza os chamados “novos babados” - isso você identifica no vídeo do desfile. A moda de Clô incomoda alguns e é taxada de “antiquada” num mundo de excessos de cores, de informação e de novidades. Mas ela defende: “um clássico funciona mais do que uma peça muito espalhafatosa”. Pra ela, o fashion de hoje virou sinônimo de excesso. E dispara: “O excesso na moda é para atender a falta de cultura da nova riqueza”. E aí chegamos ao Ruy Castro sobre a moda atual: “O horror está às portas e, desta vez, só uma coisa pode contê-lo: a crise global. Com a falta de crédito, não haverá dinheiro para tantos fru-frus”. A Coleção 2008/9, no SPFW, de Clô Orozco.”



Narciso Rodriguez é um exemplo de moda minimalista uma vez que sua coleção Inverno 2008 é totalmente minimalista. Isso pode ser percebido nas cores que são predominantemente preto e branco, e algumas variações no vermelho e laranja. As formas são básicas com detalhes nas costas e em alguns recortes. Confira o vídeo de desfile:

http://www.youtube.com/watch?v=kLxOTtA63KQ&feature=related (parte 1), http://www.youtube.com/watch?v=hieesmg4bTA (parte 2).

Nenhum comentário:

Postar um comentário