segunda-feira, 22 de junho de 2009

BODY ART E BODY MODIFICATION

Body Art é uma manifestação artística que usa o corpo como meio de expressão ou suporte para a realização dos trabalhos. Influenciada pelo Dadaismo – período em que o corpo foi introduzido como suporte pela primeira vez – na Body Art o corpo sofre todo tipo de intervenção necessária para a realização do trabalho desejado, intervenções essas que estão associadas à dor, esforço físico e violência. Tatuagens, ferimentos repetidos, esfoliações, deformações, escarificações e outros atos são realizados tanto em local privado como em público, que dá o caráter teatral e performático dessa arte.

As manifestações da Body Art podem ser compreendidas como arte contemporânea, em que a mesma nos leva a refletir sobre a atual sociedade mundial na qual estamos inseridos. Como toda manifestação de arte contemporânea, a Body Art utiliza de vários tipos de liguagem que utilizam o corpo como principal suporte para levar o espectador a uma reflexão sobre diversos temas. O emocional do espectador é provocado por meio de obras intencionalmente engraçadas, enfadonhas, chocantes e que provocam a reflexão. É uma expressão pertubadora, uma vez que ninguém havia experimentado a reflexão como as manifestações da Body Art proporcionam.


Foi considerada uma manifestação artística na década de 60 e rapidamente se espalhou por todo o mundo. A Guerra do Vietnã e o Watergate geraram muitos protesto e serviram de espaço para varias manifestações da Body Art.No entanto no Brasil não se tem muito conhecimento de artistas da Body Art, o trabalho que mais se aproxima dessa manifestação é o de Lygia Clark que são experiências táteis e sensoriais – A casa e o Corpo (1968).

Os principis nomes da Body Art são Mona Hastaum com Corpo Estrageiro(1994) que consistia num vídeo de uma viagem endscópica pelo seu corpo. Tem também Bruce Nauman que explora o corpo e as nuances psicológicas e os jogos de poder dos relacionamentos urbanos.

Já a Body Modification não é uma manifestação artítisca, esse “estilo de vida” consiste em toda modificação feita no corpo humano. Os adeptos consideram as modificações que fazem uma arte, já que as fazem por achar que assim ficaram mas bonitos. Geralmente essas modificações são feitas por razões estéticas e culturais dos adeptos.

As transformações são muitas e as que mais chamam a atenção são as mais drásticas. Porém qualquer tipo de modificação feita no corpo é considerada Body Modification, uma plastica no nariz, por exemplo, ou até mesmo um silicone no busto, uma tatuagem ou um piercing, é considerado Body Modification. O que acontece é que essas modificações são comuns e aceitas na sociedade em que vivemos. As transformações mais drásticas são Branding, Escarificação, Bifurcação da língua (Tong Split), Pocket, Implantes subcutâneos, Surface, Implante transdermal. Veja exemplos abaixo:






Um comentário:

  1. muito foda , so nao sei se tenho coragem de faze-los ... parabens pra quem tem coragem.

    ResponderExcluir