terça-feira, 23 de junho de 2009

DÉCADA DE 60

A década de 60 foi muito forte e marcante. A população jovem naquela época foi muito marcante, eram a maioria na população. Com isso, o crescimento do capitalismo traz um consumismo muito grande, tendo como principal alvo os jovens. Nasce o estilo "Rockers" criado por alguns jovens. Eles trabalhavam em indústrias e já tinham o seu próprio dinheiro para comprar motocicletas, jaquetas de couro, entre outras coisas. Só escutavam rock e iam assim influenciando outros jovens.



Logo depois surgem os "Pop Stars", que eram figuras pop, conhecidas. São eles que ditam as atitudes dos jovens, que se identificavam muito com essa figura. Eles agiam e vestiam igual aos pop stars. Um exemplo desses pop stars é a banda Beatles, muitos jovens os idolatravam e queriam ser como eles.


beatles1.jpg (393×385)

A partir de 1965 a jovem inglesa Twiggy começou a ser bajulada e acolhida nos Estados Unidos como estrela. Foi uma modelo muito famosa na época.

lashes_twiggy.jpg (272×300)

Com essa conduta de popularizar nasce a Pop Art, representação de uma sociedade massificada na era industrial. É um novo jeito de consumir e construir a vida. O estilista Yves Saint Laurent presta homenagem ao pintor Mondrian, adaptando o princípio de seus quadros abstratos a vestidos de linha reta de jérsei. Nasce também a Op Art.


Logo depois surge o Minimalismo com uma redução sistemática das cores. Surge também a estética Kitsch e a Arte Conceitual. Fatos importantes:

Em 1961 Audrey Hepburn protagoniza o filme Bonequinha de Luxo, de Black Edwaeds. Diante de tantas revoluções na moda, a atriz deu preferência à alta-costura e a Givenchy.


Em 1966 Donyale Luna foi uma das primeiras manequins negras a tornar-se mundialmente famosa. Posa aqui para a revista Twen.


Em 1969 aconteceu o festival de Woodstock, que foi marcante para o final da década de 60. No festival jovens hippies começaram a se espiritualizar. Eles só comiam comidas naturais, produziam suas próprias roupas (customização), as roupas eram unisex, liberação total da sexualidade. Era preciso ter uma mente tranquila, buscar sabedoria e não ter preocupações. Os hippies viviam do próprio sustento: faziam bijuterias, cultivavam mel, entre outras coisas.

Woodstock.gif (300×285)

buslarge.jpg (512×405)

woodstock01-thumb.jpg (504×379)


1969_Woodstock.jpg (250×359)


Grupo de hippies (4/7/1968) - The Road Hog, El Rito Parade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário