A estética Kitsch surge na Europa para suprir a demanda de uma classe média em ascensão, que não conseguia entender e aceitar a arte de vanguarda, com suas propostas inovadoras, mas desejava participar do "universo da arte”, uma vez que isto lhe conferia status social. O objeto Kitsch tem uma complexidade enorme. Para a massa, ele produz o bem estar e o prazer fácil. Um exemplo é a reprodução do original, como vestuário e objetos pessoais de marca. Lembrança, memória, afeto é o seu maior valor. Produtos e objetos, como vidros e plásticos substituem os naturais, ou seja, os objetos passam a ser artificializados. Artes visuais, pinturas, esculturas, literatura, música, arquitetura, objetos, enfim tudo pode servir como portador do Kitsch. No Brasil o Kitsch se incorporou de tal forma na nossa cultura que fica difícil de distinguir o que é cultura brasileira e o que é Kitsch. O brasileiro absorveu muita coisa da arte européia, da arte africana e da arte americana produzindo um grande caldeirão cultural tornando o Kitsch praticamente a nossa arte popular sem que as pessoas percebam isto.
Exemplos de Objetos Kitsch:
Souvenirs kitsch de Paris
Na moda a grife Cavalera tem essa identidade Kitsch.
Cavalera- Julho 2003
Imagens de Moda kitsch:
Os filmes, Marte Ataca e Barbarella ilustram esta estética Kitsch:
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