segunda-feira, 22 de junho de 2009

Década de 50 - Neovanguardas Brasileiras

CONCRETISMO:

Em 1950 surge o Minimalismo, uma época de novas tecnologias. O Minimalismo vem fazendo uma redução sistemática daquilo que não era necessário. Em 1951 surge o Concretismo com características parecidas do Minimalismo. Mas é importante ressaltar que não há influências de um ao outro. As obras até são parecidas mas a contextualização é diferente. Concreto é aquilo que você está vendo, nada além disso. O Brasil não passava por uma fase muito boa na política, por isso, o Concretismo foi muito importante. A partir desse momento, o Brasil passou a se contextualizar na arte e na cultura mundial. Características do Concretismo: é um movimento organizado, planejado e calculado. Não é humanista, trabalha com ilusões de óptica, geometrismo e tem uma redução sistemática de formas e cores. Principais artistas:
Hermelindo Fiaminghi

Ivan Serpa

Luis Sacilotto

Frans Weissmann

NEOCONCRETISMO (1959-1961) :

Nasce de uma divergência entre concretistas do Rio de Janeiro e São Paulo nos fins da década de 50. Os neoconcretistas procuravam novos caminhos dizendo que a arte não é um mero objeto: tem sensibilidade, expressividade, subjetividade, indo muito além do mero geometrismo puro. Eram contra as atitudes cientificistas e positivistas na arte.

Ferreira Goulart escreveu um manifesto Neoconcreto para abrir a primeira exposição no Rio, defendendo as seguintes questões: arte não figurativa; linguagem geométrica; contra-tendências irracionalistas de qualquer espécie; a tomada de posição crítica do desvio mecanicista da arte concreta; arte como instrumento de construção da sociedade; reação ao concretismo racionalista de exploração de ilusões de óptica; relacionava arte com ciência e tecnologia; base fundada no concretismo e construtivismo.

O Neoconcretismo politiza a arte no Brasil, ou seja, leva a arte para todas as classes e para os intelectuais. Os principais artistas são: Amílcar de Castro, Ferreira Goulart, Lygia Clark, Lygia Pape, Aluísio Carvão e Hélio Oiticica.

Hélio Oiticica cria os Parangolés, arte que define toda a idéia do Neoconcretismo. É uma arte cinética que precisa do corpo e de movimentos. É só colocar adereços em alguém e essa pessoa tem que girar. Hélio Oiticica tentava instaurar um mundo experimental. A cantora Adriana Calcanhoto fez uma música baseada nessa arte.




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